Áreas de Preservação e Áreas Verdes Relevantes Ameaçadas em Curitiba



Localizada em Santa Felicidade, a Airumã Estação Ambiental tem como missão  promover a manutenção da biodiversidade, contribuir para reverter processos de degradação ambiental e auxiliar na conservação de áreas de preservação e áreas verdes relevantes em Curitiba.

A  Airumã possui uma extensa área florestal ( cerca de 80% da propriedade), com 36.000m2 na sua totalidade que se conecta à áreas de floresta do Parque Municipal Tingui. Apresenta árvores de grande porte, vegetação formando variados estratos verticais, riacho e nascentes, assim criando o ambiente ideal para abrigar uma significativa diversidade de fauna.

Sabemos que a  conservação de áreas com vegetação nativa tem contribuído para reverter processos de degradação ambiental e servido para conservar a natureza na cidade. Como a natureza é sábia, ela " tem a capacidade de manter a vida mediante os ciclos de regeneração, adaptação e evolução. No entanto, a continuidade desses ciclos tem sido comprometida nas cidades, devido às constantes transformações, principalmente diante da necessidade de aumento de infra-estrutura que atenda à demanda crescente dos habitantes num território limitado."

Neste sentido, Curitiba não foge a regra, e estamos presenciando  inúmeros atos de   destruição da natureza na Capital Verde, em função da expansão imobiliária. sem a devida preservação ambiental.


A Airumã Estação Ambiental e o entorno do Parque Tingui,  também estão incluidos entres áreas de preservação que estão sendo atingidas por esta destruição. Já encaminhamos as devidas denúncias à Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público. Estamos no aguardo! 


Enquanto isto, nascentes, córregos e APPs-Áreas de Preservação Permanente estão sendo ameaçadas, e correm o risco de rapidamente se deteriorarem, com a perda irreparável de todo um biosistema.


Não podemos cruzar os braços e ficar esperando que toda a ajuda caia do céu.  Contamos com a participação de todos aqueles que compromissados com os princípios da "Carta da Terra" busquem com suas ações "pensar globalmente e agir localmente." 
Entrem em contato com a gente, prá que juntos possamos pensar e agir de forma a poder auxiliar a preservar o que ficou de bosques nativos relevantes, em nossa cidade.


Curitiba merece continuar sendo chamada de Capital Ecológica. Para isto, temos que nos empenhar e juntos fazer valer a nossa vontade e determinação de que as áreas verdes nativas da nossa cidade possam ser preservadas para as gerações futuras.

Com empenho e gratidão, 

Terezinha Vareschi e Parceiros da Airumã
3016-9346
http://www.airuma.estacaoambiental.blogspot.com
airuma.estacaoambiental@gmail.com


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas