APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM

      EM DEFESA DA BIODIVERSIDADE DAS ÁREAS VERDES DE CURITIBA E RM


A  APAVE  é uma Associação recém fundada no final de 2011 por iniciativa de proprietários de áreas verdes de Curitiba e Região Metropolitana, proprietários de RPPNM - Reserva do Patrimônio Particular Natural Municipal, bem como defensores da Natureza. 








Alicerçada no desenvolvimento dos valores humanos e éticos, a APAVE almeja a defesa, preservação e conservação das áreas verdes e seus recursos naturais, tendo como finalidade articular e organizar os proprietários de áreas verdes de Curitiba e Região Metropolitana; proprietários de RPPNM e pessoas que apóiem essa iniciativa, com o propósito de promover atividades direcionadas à preservação do meio ambiente; contribuir para a proteção, conservação e valorização dessas áreas naturais. 

 
A manutenção de remanescentes naturais é um dos pilares estratégicos no processo de planejamento que a cidade de Curitiba vem conduzindo há mais de 40 anos. O levantamento da cobertura florestal do Município, apresentado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) em 2005, aponta que a área de maciço florestal é de 49,02m2 por habitante, somando-se ainda um acréscimo de 2,48m2 em função da cobertura que perfaz a arborização viária. O valor absoluto hoje representa que 17,97% da superfície do Município é recoberta por vegetação de porte arbóreo. Sabe-se ainda que a maioria das áreas nativas relevantes que a cidade ainda possui, ou seja 15%, estão concentradas nas propriedades particulares e 3% em áreas públicas. 

A maioria das áreas nativas relevantes que a cidade ainda possui estão concentradas nas propriedades particulares que até o momento tem preservado este patrimônio natural dentro de um grande centro urbano como Curitiba, assim beneficiado a população como um todo.

 Portanto, está nas mãos destes proprietários o futuro da assim denominada cidade ecológica que tanto admiramos que devido à grande expansão imobiliária, está passando por um momento de extrema fragilidade.  Temos presenciado a degradação de áreas de preservação permanente – as APPs,  corte de matas ciliares e de sub bosques, construção de muros em fundo de vale, o desvio, a canalização e manilhamento de nascentes, córregos, leitos de rio, e muito mais, colocando em risco toda a biodiversidade que a cidade de Curitiba ainda possui, além de danos irreparáveis ao meio ambiente e à qualidade de vida dos habitantes da região.

Os proprietários de áreas verdes precisam receber apoio dos vários setores da sociedade para continuar preservando suas áreas, principalmente da PMC,  no que concerne o real apoio à criação de mais RPPNM. Sabemos quão inestimável é  o serviço que áreas verdes prestam á qualidade de vida dos cidadão da cidade. Com o avanço desenfreado no setor da construção civil e consequente valorização de imóveis,  certamente proprietários sem apoio, acabarão por vender suas áreas com matas nativas, com consequente perda brutal da biodiversidade. Assim, podemos dar adeus à Curitiba Verde tão premiada e admirada inclusive internacionalmente!

Conscientes de que o momento exige uma ação conjunta, a Associação APAVE busca o apoio  dos Órgãos e Entidades do Poder Público, do Terceiro Setor, Associações de Preservação Ambiental e demais setores da Sociedade, para  nos apoiarmos mutuamente com a finalidade de proteger, preservar e valorizar as áreas verdes, em especial as com mata nativa relevante de Curitiba e RM . 

Interessados em conhecer a proposta da APAVE, solicitamos entrar em contato por e-mail e/ou telefone, abaixo relacionados. 

Seja a mudança que você quer ver no mundo. Pense globalmente e aja localmente. Sua participação é fundamental. Junte-se a nós!

Terezinha Vareschi - Vice Presidente da APAVE
E-mail: airuma.estacaoambiental@gmail.com
www.airumaestacaoambiental.blogspot,com
41 - 30169346
41- 9610-5084

Comentários

Postagens mais visitadas