APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM na oficialização da Reserva Ambiental - RPPNM Bosque da Coruja em Curitiba

Propriedade particular vira reserva ambiental em Curitiba


Orlando Cini Júnior, Osvaldo Navarro Alves e o prefeito Luciano Ducci

O prefeito municipal de Curitiba, Luciano Ducci, oficializou dia 16 de maio a criação da RPPNM – Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal, Bosque da Coruja, no Pilarzinho. O evento contou com a participação do diretor da Cini Bebidas e presidente da APAVE – Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM, Orlando Cini Júnior.

O Bosque da Coruja pertence ao arquiteto Osvaldo Navarro Alves desde 1977 e é a quinta reserva da cidade a fazer parte deste projeto. A área é uma prova de que é possível morar bem sem desmatar e em uma casa se destaca pela forma peculiar que se integra à natureza. Para o arquiteto, esta parceria com o poder público é uma inovação em prol do meio ambiente e deve colocar Curitiba mais uma vez como referência para o mundo.

Segundo Orlando Cini Júnior, Curitiba tem 900 áreas com potencial para se tornar RPPNM. “Precisamos conscientizar os donos destas áreas verdes para participar e assim evitar a destruição da natureza. Estamos realizando um forte trabalho à frente da APAVE, para buscar melhores condições e incentivos aos proprietários que se preocupam com o meio ambiente”, diz.

Orlando Cini Júnior é um amante da natureza e proprietário da RPPNM Ecoville, que foi a segunda reserva particular da cidade.  A RPPNM tem como objetivo preservar a fauna e a flora das propriedades particulares que possuem mais de 70% de área coberta por vegetação nativa.
Os locais que passam a fazer parte da RPPNM contam com vários incentivos, entre eles a redução ou isenção do IPTU e a capacidade de comercializar o potencial construtivo da área.
Após a cerimônia, os convidados participaram de um coquetel com docinhos e gasosas da centenária Cini Bebidas, em uma casa também com mais de 100 anos no Bosque da Coruja.

|




Comentários

Postagens mais visitadas