RPPNM - Preservar a Natureza pode ser um bom negócio

MAIS UMA RESERVA NATURAL EM CURITIBA: RPPNM BOSQUE DA CORUJA


 O Prefeito de Curitiba Luciano Ducci, a Secretária Municipal do Meio Ambiente Marilze do Carmo Oliveira na inauguração da 5ª RPPNM Bosque da Coruja, propriedade do Arquiteto Osvaldo Navarro e esposa Maria José. 





Curitiba tem hoje cinco RPPNMs consolidadas e 23 em processo de implantação. A primeira foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigui, e tem oito mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar.
O objetivo principal da RPPNM é proteger a fauna e a flora de uma propriedade com mais de 70% da área coberta de vegetação nativa. São áreas com restrições legais para corte de vegetação ou para construção. Os lotes são considerados de grande valor ambiental.
Para transformar uma propriedade em reserva particular, a solicitação deve ser feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O imóvel continua sendo do proprietário, mas o mecanismo traz inúmeras vantagens, como: direito à isenção do valor do terreno de bosque no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); possibilidade de transferência de 100% do potencial construtivo (aquilo que deixará de construir para conservar) para outras áreas da cidade que não tenham restrições ambientais e possibilidade de negociar o potencial construtivo com o mercado da construção civil.  http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cidade-tem-potencial-para-ter-900-reservas-do-patrimonio-natural/26495#.T5boszagCmA.twitter

Biodiversidade
 

A RPPNM Bosque da Coruja é um importante remanescente florestal de Floresta com Araucária em ambiente urbano, onde é possível encontrar um elevado número de espécies de aves silvestres como o pavó  araponga, tucano-de-bico-verde,os sanhaçus, o saí-azul e espécies típicas da Floresta com Araucária, como a corujinha-do-mato e os jacus. È possível visualizar inúmeras plantas como as orquídeas, bromélias e cactos-de-árvore. Ainda é possível encontrar espécies frutíferas que alimentam os animais da região, como as aroeiras (Schinus terebinthifolia), canjaranas (Cabralea canjerana), caingás (Myrcia hatschbachii), pimenteiras (Capsicodendron dinisii) e, principalmente, a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), que é uma espécie nacionalmente ameaçada de extinção.

Abaixo, reportagem Globo/Paraná TV sobre a criação da RPPNM Bosque da Coruja


http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-2edicao/t/curitiba/v/preservar-areas-verdes-em-curitiba-da-isencao-de-iptu/1948872/

Comentários

Postagens mais visitadas