Programa E-CONS: notícia no Agência Brasil de Brasília

ONG viabiliza investimento privado para projetos de conservação ambiental

 01/06/2012 - 20h44

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Seis projetos de conservação ambiental que já mostram resultados em diferentes biomas do país recebem financiamento privado para expandir a experiência, graças a uma organização não governamental que une quem quer preservar a quem quer financiar.  Entre os beneficiados, está uma iniciativa de conservação de 36 mil metros quadrados de Mata Atlântica em plena Curitiba.
Duas diferenças tornam a iniciativa inusitada. A primeira é que os projetos foram idealizados por cidadãos comuns que tinham como proposta a conservação de uma determinada espécie ou biodiversidade. A segunda é que são empresas privadas que estão por trás desses financiamentos.
Os elos começaram a ser formados pela organização não governamental Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). O diretor executivo da ONG, Clóvis Borges, reconhece a dificuldade em encontrar iniciativas “maduras e menos superficiais” para ajudar a financiar, mas comemora resultados como o do projeto de conservação da Mata Atlântica da paranaense Terezinha Vareschi.
Terezinha, que mora em uma área de 36 mil metros quadrados de área nativa conservada em Curitiba, contornou as pressões sofridas pela especulação imobiliária, comuns na maioria das cidades de médio e grande porte, e transformou a propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM).
No ano passado, a paranaense conseguiu criar, com apoio de outros proprietários de áreas naturais, a Associação dos Protetores de Áreas Verdes Relevantes de Curitiba e Região Metropolitana. O grupo organiza debates para incentivar outros proprietários a protegerem seus remanescentes naturais.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-01/ong-viabiliza-investimento-privado-para-projetos-de-conservacao-ambiental

Comentários

Postagens mais visitadas