Aniversário de 2 anos da RPPNM Airumã hoje 21 de março: Dia Internacional das Florestas e da Árvore

Airumã, nossa Estrela Guia, hoje festejamos teu aniversário. Há 2 anos atrás tua floresta se tornou legalmente uma Unidade de Conservação em área urbana, a RPPNM Airumã, garantindo a preservação de tua mata.





Mas, muito ainda a ser conquistado, pois você está conectada a outras áreas particulares com remanescentes de floresta com araucária que formam corredores ecológicos até o Parque Tingui. Se mais muros forem construídos pela expansão imobiliária nos teus arredores, tua floresta e as do entorno perderão nas próximas décadas a rica biodiversidade que vocês ainda possuem.




Sigamos empenhados, todos juntos, prá garantir hoje e para a posteridade  a Vida que te habita.


Que o Espírito da Ancestralidade de tuas florestas com Araucária continue nos inspirando, fortalecendo e nos protegendo nesta árdua e desafiante missão,

Que assim seja!!!












Dia Internacional das Florestas e da Árvore é comemorado anualmente em 21 de Março, no hemisfério norte. 

A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados "espaços verdes".

As florestas são apelidadas de "pulmão do mundo", e não é a toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese - processo de produção de oxigênio a partir da absorvição de dióxido de carbono (CO2). 

No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta, na região amazônica. 


Vovó Airumã - araucária com mais de 350 anos na RPPNM Airumã

Origem do Dia Internacional das Florestas e da Árvore

Em 10 de Abril de 1872, o norte-americano Julius Stirling Morton promoveu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, um dia dedicado à ações de reflorestamento e arborização de zonas centrais das cidades. A data ficou conhecida como "Arbor Day".

Em 1971, quase um século depois da iniciativa de Stirling Morton, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO, estipulou o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas

A data marca o início da primavera no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, a data é comemorada também no começo da primavera, em 21 de Setembro.


NOSSA LINDA AIRUMÃ!



















Logo em 2011












Comentários

Postagens mais visitadas