o Brasil sedia o "Workshop Regional da América Latina e Caribe sobre Cumprimento das Metas 11 e 12 de Aichi", promovido pela CDB, em Curitiba (PR)

A RPPNM Airumã é citada no workshop como uma das Reservas Particulares que está fazendo a diferença para a preservação da biodiversidade, no caso em área urbana. 







Curitiba (28/9/0215) – Um grande compromisso global: 193 países trabalham para cumprir vinte Metas Globais de Biodiversidade, conhecidas como Metas de Aichi. O objetivo das metas é desenvolver ações concretas que interrompam o desaparecimento de formas de vida, em todo o planeta, até o ano de 2020, quando se encerra a década da biodiversidade
O trabalho é coordenado pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) – principal fórum mundial para questões relacionadas ao tema. Para a CDB, é necessário que a biodiversidade seja parte das agendas de governos e sociedades, assumindo que a questão ambiental está diretamente relacionada ao bem-estar humano, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à redução da pobreza.
A biodiversidade sustenta o funcionamento dos ecossistemas e dos serviços ambientais (água, alimentos, ar) que eles fornecem. Na Terra, há cerca de 8,7 milhões de espécies (animais, microorganismos, fungos e plantas), estima a ONU. Com vinte por cento de todas as espécies do planeta, o Brasil é principal país megadiverso (ou de maior biodiversidade), entre os 17 países desta categoria.
Reunião no Brasil
Nesta semana (28 a 30/9), o Brasil sedia o "Workshop Regional da América Latina e Caribe sobre Cumprimento das Metas 11 e 12 de Aichi", promovido pela CDB, em Curitiba (PR). No evento, o país é representado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pelas Unidades de Conservação federais. Participam do encontro 42 representantes, de 20 países da região.

Comentários

Postagens mais visitadas